quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Desafios! Eu quero!


Domingo eu fui surpreendido pelo “convite” do meu Pastor Presidente, o Pastor Jonas, em voltar a liderar a mocidade da Assembleia de Deus de Aracaju, bem que eu gostaria de mais tempo para pensar, mas diante do imediatismo dele não quis recusar, aliás, é sempre bom ouvir a voz do Anjo da Igreja.
Passei o dia analisando friamente a minha atual situação: Secretário da Igreja (junto com o meu amigo Vando), Coordenador da Escola Dominical (junto com o meu amigo Carlos Iran) e agora Coordenador da Mocidade, fora a minha responsabilidade como funcionário do GBarbosa e a maior responsabilidade de todas, ser pai de duas crianças e esposo da Santa Eliana.
Pois é, é por isso que eu decidi escrever sobre DESAFIO. Essa é a minha palavra do momento. Pensando em quem usar como exemplo eu pensei em vários cabras que passaram por um baita aperreio: Gideão, Moisés, Daniel... mas o que melhor exemplifica prá mim é Davi na sua batalha com o Golias.
E procurando inspiração para este texto eu achei esta matéria do site ADMINISTRADORES.COM o seguinte artigo: “Dez dicas para enfrentar des-a-fios”, e achei bem legal compará-lo a situação de Davi. Segue texto, com os meus comentários em vermelho e itálico: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/dez-dicas-para-enfrentar-des-a-fios/431/

OK, basta! Já deu para sentir que quando falamos de desafio parece que alguém está a nos insultar, a duvidar de nossas forças e capacidades. Parece que algo tenta nos mostrar que somos incapazes. E é isso mesmo. O próprio dicionário (duvido que você saiba qual deles!) diz que desafio é ato de provocar alguém para duelo; chamamento para qualquer modalidade de jogo, peleja, competição etc.; ato de incitar alguém para que faça algo, geralmente além de suas possibilidades; situação ou grande problema a ser vencido ou superado; tarefa difícil de ser executada; ato ou atitude de desrespeito e provocação; afronta.

Ora, compreender o desafio é fácil. De qualquer forma, por via das dúvidas, logo abaixo, descrevo 10 dicas gerais de como enfrentar os desafios da vida (até porque desafio lembra dez), sejam eles de natureza pessoal, familiar ou profissional.
1) Não negação. A pior tolice que você faz diante de um desafio é subestimar a sua existência, e o seu tamanho e complexidade. Reconhecer a existência do desafio bem como sua grandeza, são os primeiros passos para a superação; 1º Samuel 17:26 – Davi foi a única voz de coragem a se colocar contra o filisteu. Somente ele questionou as blasfêmias proferidas pelo gigante. Ele aceitou o desafio sem fazer bico “Ih, sou tão fraco, sou o caçula de um tal de Jessé, sou menor que o gigante, quem devia ir era fulano e não eu...”

2) Auto-confiança. Da mesma forma, é também grande tolice subestimar a si mesmo. Olhe para trás, veja todos os desafios que você já superou, principalmente aqueles que pareciam impossíveis, e confie que você também será capaz de superar este novo, desde que se prepare, é lógico; 1º Samuel 17:34-37 – Quando Davi foi questionado por Saul de sua capacidade para lutar contra o gigante, ele lembrou ao Rei de todos os desafios pelos quais já havia passado: Quero trazer à memória aquilo que me pode dar esperança. Lamentações de Jeremias 3:21.

3) Discernimento. Use de sua sabedoria e da sabedoria dos outros, para identificar a natureza do desafio, suas nuances e matizes. Comece a perguntar “E SE...?”, “POR QUÊ?”, “COMO?”;
1º Samuel 17:39-41 – Existem diversas formas de se resolver um problema, mas certamente a melhor é a que é mais criativa. Inspire-se na Palavra do Senhor.

4) Controle emocional. Nada de desespero, ou ansiedade que o levem à precipitação. Não se deixe vencer pelo medo, a ponto de ficar paralisado. Comece a pensar em coisas positivas, pense na superação do desafio para equilibrar a mente e trazê-la de volta à tranqüilidade.
1º Samuel 17:41-47 – A ousadia de Davi foi fantástica! Mesmo com tudo conspirando contra ele, o “baixinho” manteve a calma e foi buscar em Deus a força necessária para sua vitória!

5) Solução. Pare de focar nos problemas e possíveis conseqüências da não solução do desafio. É hora de olhar para os prováveis caminhos que lhe levarão à superação do mesmo. Lembre-se que muitas vezes isso passa por renúncia, por sair do conforto.
1º Samuel 17:45 – O diferencial de Davi foi a sua CONFIANÇA EM DEUS, pois quando ele diz “...porém eu vou a ti em nome do Senhor dos Exércitos...” ele declara total dependência de Deus!

6) Preparação. Depois de achado um caminho de solução, veja o que se faz necessário para você começar essa caminhada. Veja se está em condições de sair do planejamento para a batalha, para o enfrentamento. Se não, prepare-se, estude, treine, leia, converse.
1º Samuel 17:49 – Davi foi ao rio Jordão e pegou o que ele julgava ser necessário para a batalha, pois ele sabia que nenhuma espada do mundo seria capaz de derrubar aquele gigante, mas com muita inteligência (e ousadia) ele usou bem as armas que ele possuía. Será que nós estamos preparados para os desafios que se descortinam diante de nós?

7) Perseverança. Serão muitas as vezes que você pensará em desistir diante dos vários reveses da caminhada. Se cair sete vezes, levante oito. Mas veja também porque caiu.
1º Samuel 17:50 – Qual era a possibilidade de vitória de Davi? Nenhuma. Mas qual foi a atitude do futuro Rei? Ele partiu para cima do seu inimigo. É bom sempre se lembrar de que diante de um grande problema, nós temos um grande Deus!

8) Ajuste. Ou seja, se alguma coisa não estiver dando certo, se os resultados não estiverem chegando como esperava, analise o quadro, e veja se não há a necessidade de fazer ajustes em rumos e estratégias. Faça-os e prossiga. 1º Samuel 17:51 – E após derrubar o gigante, Davi não se deixou tomar pela euforia e cortou logo a cabeça do gigante. Perante os desafios é assim, você tem que ter, além do plano B (Davi não tinha), jogo de cintura para que se o bicho pegar por um lado a sua flexibilidade e criatividade o leve a ver a solução do problema por outro lado.

9) Comemore. Quando chegar lá, quando a vitória for conquistada, não hesite em nenhum momento em comemorar o feito. Celebre! Isso será fundamental para sua auto-estima, para você se nutrir das forças necessárias para o enfrentamento do próximo desafio.
1º Samuel 18:6-7 – As nossas vitórias devem ser comemoradas! Os nossos triunfos devem sim ser festejados! Lembrando-se sempre de que Deus é que esteve a frente da vitória, então lembre que no fim de tudo é ELE que deve ser glorificado!!!

10) Próximo. “A vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito”. Não se espante se o próximo desafio for ainda maior e mais complexo que os anteriores. Saiba que os desafios chegam na medida de sua capacidade (1 Co 10:13). Portanto, nada de sustos com os próximos. Será assim enquanto você quiser avançar e crescer na vida.
1º Samuel 18:11 – Mal Davi havia derrubado um gigante, eis que os problemas acontecem de onde ele menos espera, do Rei que ele jurara servir... Mas é assim mesmo, quando você pensa que passou a primeira onda, sempre haverão outras maiores, mas confie em Deus e não perca a esperança jamais. "Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé" Hebreus 12:2
Fiquem na Paz!

Portanto, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus e sábio Deus, SEJA HONRA E GLÓRIA PARA O SÉCULO DOS SÉCULOS. Amém” 1 Timóteo 1:17
 

Usem a área de comentários dar a sua opinião sobre este artigo.

Um comentário: